Case Alura Livros — UX Research e definição de Persona

Isabele Souza
6 min readOct 23, 2021

Documentação da primeira etapa da Alura Challenge UX.

A Alura propôs um estudo de caso que consiste na ideia de que muitos leitores iniciam um livro, mas não concluem a leitura e consequentemente deixam vários livros inacabados.

Do recebimento da proposta até a elaboração da persona, a pesquisa foi fragmentada em pequenas partes, de modo que o trabalho fosse prático e cumprisse os objetivos propostos. Cada etapa está registrada no Notion.

Pesquisa de mercado

Para entender o nicho de mercado para leitores, e já pensando propriamente no ato de ler e adquirir livros, eu quis observar particularmente os aplicativos que leitores costumam utilizar: Goodreads, Skoob, Cabeceira e Bookly. Os aplicativos possuem uma linguagem intuitiva e nas redes sociais o tom de voz transita entre os arquétipos do sábio e do criador, sempre reforçando o prazer de ler.

Goodreads e Skoob

São os sites/apps mais tradicionais dos leitores. Eles possuem uma proposta de rede social — é possível seguir pessoas— e existe um campo de avaliação de livros em até 5 estrelas. O diferencial desses dois sites é o redirecionamento para a página de compra, caso você clique para ver detalhes de um título — no Goodreads, você pode comprar um livro direto na Amazon; no Skoob, o redirecionamento é para o Submarino.

O Goodreads permite que o usuário categorize os livros em Leitura Concluída, Atual e Desejada. O Skoob possui essa categorização, porém ampla, com as opções em Lido, Lendo, Quero Ler, Abandonei e Relendo — esses dois últimos são particulares. Como possuem essas funcionalidades sociais, os dois serviços também dispõem de desafios de leitura e premiação de melhores livros do ano — funções interativas que engajam o leitor nesse universo literário.

Uma particularidade do Goodreads são as entrevistas e o campo de notícias, um recurso interessante para o usuário que quer se manter atualizado sobre o assunto.

Cabeceira e Bookly

Enquanto o Goodreads e o Skoob possuem uma proposta interativa de envolver os usuários na literatura em geral através da socialização, o Cabeceira e o Bookly são voltados para a estabilização do hábito de leitura. Os dois serviços propõem que o usuário monitore o seu tempo de leitura, registre e avalie os livros de interesse.

O Cabeceira é um aplicativo da TAG Livros, um dos primeiros serviços de assinatura de livros no Brasil. No Cabeceira, o usuário registra o livro e pode calcular manualmente a própria velocidade de leitura, cronometrando o tempo que leva para ler algumas páginas. Assim como o Goodreads e o Skoob, é possível categorizar os livros em Lendo, Quero Ler, Lidos e Parei de Ler. Há também um campo de avaliação dos livros, mas não tem o aspecto de rede social como nos dois primeiros serviços citados. O diferencial do Cabeceira são as conquistas que o usuário pode desbloquear conforme avança no hábito.

O Bookly, por outro lado, é um serviço de monitoramento do hábito de leitura que fornece para o usuário uma estatística de tempo e de páginas lidas. Possui versão gratuita e paga. Também possui infográfico, lembrete e temporizador. Após começar o contador de tempo para ler, é possível ativar sons ambientes genuínos do app, registrar frases lidas, pensamentos ou palavras e ativar um contador regressivo. Há um campo para metas mensais e metas anuais, de modo que o usuário pode ir acompanhando o avanço daquilo que propôs para si.

Investigação do problema — pesquisa e organização dos fatos

Tendo pesquisado o mercado e observado a proposta do case, utilizei da técnica dos 5 porquês para fragmentar o problema principal. Também foi elaborado um questionário por meio do Google Forms para entender os motivos pelos quais leitores abandonam as leituras e descobrir as raízes do problema. Foram obtidas nove respostas através deste questionário.

Matriz CSD

Analisando as respostas do formulário e estruturando os motivos por meio das técnicas empregadas, concluí que usuários não finalizam as suas leituras porque se distraem com facilidade, sentem que a leitura a certo ponto se torna “arrastada” e principalmente não possuem hábito de leitura. As causas da distração foram atribuídas ao uso excessivo de redes sociais através do celular. Sem o hábito, a tendência de perder o foco e de não concluir leituras é maior e consequentemente pode gerar desinteresse por novas obras — pela frustração de não terminar de ler as anteriores — e, então, perda da interação desses usuários na plataforma.

Com essas informações, elaborei uma matriz CSD para elencar e organizar as ideias, de modo a tomar decisões que alcancem diretamente a solução esperada.

Protopersona

Além da matriz CSD, elaborei uma protopersona com algumas informações gerais obtidas no primeiro formulário.

A protopersona serve como um indicativo do usuário que se beneficiará do serviço. Ela foi aprimorada em uma persona final após a pesquisa qualitativa com 3 usuários.

Pesquisa e entrevista

A primeira pesquisa foi elaborada no Google Forms para conhecer as dores do usuário. Com base nas respostas, foram escolhidas três das nove pessoas que responderam para dar um parecer qualitativo.

Mais da metade dos usuários afirmou ler pelo menos de 4 a 5 vezes por semana. Oito usuários afirmaram preferir livros físicos a digitais. Todos responderam que já abandonaram alguma leitura e quase metade afirmou que tende a abandonar as leituras em vez de concluí-las. As principais causas foram dificuldades de compreensão, falta de foco e distrações que culminaram no desinteresse. Pelo menos 45% dos usuários afirmaram que gostariam de receber no celular lembrete e indicações de resenhas de outras pessoas que já leram o livro como meio de incentivo de finalização da leitura; 55% dos usuários se sentiriam incentivados com a possibilidade de participar de fóruns de discussão sobre as obras.

Na entrevista qualitativa, algumas perguntas foram refeitas de modo a obter uma resposta pessoal. Os usuários relataram desinteresse em continuar algumas obras, tanto por distração quanto por julgar faltar bagagem intelectual para entender o texto. Os usuários entrevistados possuem uma variação considerável de minutos de leitura diária, indo de 15 minutos a 3 horas de atividade, o que significa que alguns já possuem hábito enquanto outros ainda estão procurando estabilizar a atividade. Quanto ao foco, os entrevistados relataram buscar aumentá-lo cada vez mais. Quanto à distração, os entrevistados elencaram o celular como o maior causador. E ainda que o celular possua esse fator ruim, os entrevistados relataram que utilizam apps que produzem ruído branco, temporizador e definidor de metas como recursos para reduzir as distrações e melhorar a produtividade de leitura.

Persona

Com base nos dados obtidos por meio do formulário de pesquisa e das entrevistas feitas, a protopersona foi otimizada e transformada em uma persona definida.

A persona base para o desenvolvimento do projeto consiste em uma pessoa jovem, que estuda e trabalha, gosta de aprender sobre tecnologia e está sempre procurando cursos novos para fazer nos horários livres. É alguém que gosta de redes sociais, faz uso frequente do celular, mas prefere livros físicos — essa informação foi inserida com base nas duas pesquisas realizadas. A persona se queixa de se distrair com facilidade por conta do uso frequente do celular, e procura melhorar o foco. A persona também reconhece que lhe falta hábito de leitura definido e que melhorar isso consequentemente a ajudará a concluir os próximos livros. A persona também está disposta a utilizar os meios digitais necessários para esse fim. Como a persona gosta de interagir com outras pessoas no meio digita, a persona acredita que fóruns de discussão podem ajudá-la a prosseguir com o livro, tornando a leitura de certa forma compartilhada.

Persona definida.

Finalizando

Os próximos passos contarão com essas informações. A pesquisa e a entrevista produziram insights muito importantes para os próximos passos até o desenvolvimento do produto — que também passará por testes de usabilidade. A documentação dará continuidade por aqui.

Até mais!

--

--